Nota de Pesar: Orowao Paradran Canoé Urumbone

Publicado em: 28/01/2021 15:51:58

Nota de Pesar: Orowao Paradran Canoé Urumbone


O Departamento Acadêmico de ciências sociais e ambientais (DACSA), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de GuajaráMirim, vem a público, neste momento de consternação pela partida prematura do nosso aluno egresso do curso de bacharelado em Gestão Ambiental, Orowao Paradran Canoé Urumbone, ocorrida na madrugada do dia 28 de janeiro de 2021, decorrente das complicações de saúde causadas pela COVID-19.

Neste ato, nos solidarizamos com os familiares, amigos, comunidade acadêmica e povos indígenas e lamentamos profundamente o ocorrido. Fica em nossa memória a vida do Oro, como o chamávamos carinhosamente, que sempre se mostrou um aluno aplicado, estudioso e preocupado em contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas. Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido no dia 17 de dezembro de 2014, tratou da política do governo federal de gestão ambiental e territorial em terras indígenas (PNGATI), sendo avaliado com nota máxima pela banca. Naquele momento, sem saber, ao conquistar o título de gestor ambiental pela UNIR, estava fazendo história ao ser o primeiro indígena formado em Gestão Ambiental pelo DACSA e, muito provavelmente, o primeiro bacharel em Gestão Ambiental do Brasil, o que muito nos orgulhou. Dono de um coração imenso e de muitos sonhos, agora interrompidos pela enfermidade do coronavírus.

Nos resta desejar-lhe muita luz e um descanso eterno de paz! Aos familiares, amigos, comunidade acadêmica e seus parentes indígenas, nossas mais profundas condolências e que Deus conforte os corações de cada um neste momento de profunda dor.

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AMBIENTAIS (DACSA)

Fonte: DACSA